
Características | Índice |
Dureza | 6-7 |
Resistência ao Calor | Alta |
Resistência a Ácidos | Alta |
Manutenção | Moderada (Selagem Ocasional) |
Usos Comuns | Bancadas, pisos e exteriores. |
Norma de referência 15.845/2015 |
Técnicas de beneficiamento do Valle Nevado
O Valle Nevado é uma rocha metamórfica denominada geologicamente como gnaisse monzogranito com granada. Composta entre 50 e 55% de feldspato Alcalino e Plagioclásio, 25% de quartzo, entre 5 e 10% de granada, (mineral roxo). Este Material apresenta ótima resistência ao ataque químico baseado na ABNT-NBR 16596:2017, os testes apresentaram resistência de 24h acima para os ácidos contemplados nesta norma. Este material está classificado com 6 escala de Mohs, o que o torna em uma excelente escolha para áreas externas, bancadas, escadas e pias. A atenção para estes ambientes deve ser direcionada no processo de impermeabilização, pois ele tem porosidade acentuada aliada a minerais ferruginosos como a muscovita, granada e pirita, podendo resultar em manchas amareladas de oxidação e danificar a aparecia estética do revestimento.
INFORMAÇÕES AO FABRICANTE (marmorista)
Nota: Este material pode ser processado nas texturas polida, bruta, escovada, levigada e flameada e de acordo com o local de instalação e exposição a água é necessário realizar o processo de hidro fugação de forma mais intensa para evitar surgimento de oxidações pós-instalação.
O Valle Nevado é um material de fácil manuseio na marmoraria nas operações como corte, colagem, acabamento e instalação. Estes são alguns motivos que o tornam preferidos dos marmoristas.
Metodologia de corte: Recomendamos para a realização o disco de serra da Performace 350 mm OS — 31SS seg. Para granitos, serra para corte de granito 350 mm da marca Diapar DP-1015 (fornecedor Mello), ou outro similar com as mesmas características.
Impermeabilização: O Valle Nevado possui porosidade média e minerais ferro oxidante na sua composição química/mineralógica, sendo assim, para garantir a sua aparência estética prolongada é necessário um bom processo de proteção com hidrofugantes ou hidro óleo fugante. Este processo deve ocorrer após a confecção das peças, sejam bancadas, pisos, soleiras internas ou externas.
Recomendação de proteção: com a superfície limpa e seca e com o auxílio de um pincel aplica-se uma camada de impermeabilizante em todas as superfícies (tampos, saias, roda bancas, soleiras e peitoris e pisos)
Nota: no caso de pisos, soleiras e peitoris, é necessário realizar a impermeabilização de todas as laterais.
Produtos recomendados:
No Brasil = Rock Protect – Chemistone, Nano Effect – AKEMI, Idea Gold – Bellinzonni.
No exterior: Idea Gold – Bellinzonni, Stain Proof – Alicante, Proseal – Tenax.
Colagem das peças: para garantir a qualidade na colagem das peças recomendamos as seguintes colas:
Brasil e exterior: Colas como Fix Top componentes A e B, marca Tenax, Blitz Mástique, marca bellinzonni, Marmofiz, marca Argacon.e
OBS.: importante seguir rigorosamente a proporção de cola + catalisador recomendado pelos fabricantes, neste caso recomendamos que seja utilizado um pigmento para deixar a cola no padrão cromático do material.
Assentamento em bancadas de pias: Recomendamos que o assentamento de bancas com este material seja realizado com apoio em cantoneiras a cada 60 cm de distância, a fixação deve ser realizada cola de poliuretano PU40 branca. É proibida a utilização de silicone industrial, o uso desta cola pode manchar a superfície da bancada.
Assentamento de pisos internos e externos: para o assentamento de pisos é necessário proteger a face polida e as bordas com impermeabilizantes para evitar o surgimento de manchas de oxidação. O assentamento deve ser realizado com argamassa ACIII branca. Após o assentamento, rejuntar com rejunte flexível, e após a cura da argamassa, recomendamos aplicar uma camada de hidrofugante em toda a área.
Limpeza e proteção pós-obra: toda limpeza pós-obra deve ser realizada utilizando água e detergente neutro para remoção dos resíduos, não é permitido a utilização de detergentes ácidos, este tipo de detergente danífica a proteção impermeabilizante aplicada nas peças.
Recomendação: limpador pós-obra Quartzolit, Pós-obra, detergente limpa piso — Bellinzonni, PCS Alcalino — Piso Clean, detergente Basic Cleaner — marca AKEMI.