
FICHA TÉCNICA
Característica | Índice |
Densidade aparente | 2.84Kg/m3 |
Porosidade aparente | 1,22% |
Absorção de água | 0,43% |
Compressão uniaxial | 75,38 MPa |
Congelamento e desgelo | 74,18 MPa |
Flexão por carregamento 3 pontos | 5,71 MPa |
Flexão por carregamento 4 pontos | 2,95 MPa |
Desgaste por abrasão 1.000m | Não informado |
Norma de referência 15.845/2015 |
Técnicas de beneficiamento do Quartzito Platinum
O Platinum apresenta cor cinza, com variações de tonalidades mais claras e escuras, conferindo um movimento visual de rara beleza. Apresenta granulação média. Esta rocha pode ser utilizada nas mais diversas áreas de aplicação como ilhas gourmet, bancadas, painéis, pisos internos e externos, escadas, banheiros e mesas entre outros. Com toda essa versatilidade, se adapta bem em qualquer projeto. Material com 100% quartzo e traços de sericita, com minerais opacos, conferindo coloração acinzentada, o que favorece resistência ao manchamento durante o uso diário.
Variações de tonalidades mais claras e escuras, conferindo um movimento visual de rara beleza. Apresenta granulação média. Esta rocha pode ser utilizada nas mais diversas áreas de aplicação como ilhas gourmet, bancadas, painéis, pisos internos e externos, escadas, banheiros e mesas entre outros. Com toda essa versatilidade, se adapta bem em qualquer projeto. Material com 100% quartzo e traços de sericita, com minerais opacos, conferindo coloração acinzentada, o que favorece resistência ao manchamento durante o uso diário.
INFORMAÇÕES UTEIS AO INSTALADOR
Assentamento de peças em painéis verticais: Para a realização de assentamento de painéis verticais, roda bancas e rodapés recomendamos a utilização de cola Poliuretano PU 40, lembrando que a superfície da parede deve estar nivelada e limpa de poeiras, e outras sujidades. Após a aplicação do PU 40 e colagem das peças, recomendamos aguardar o tempo de cura sugerido pelo fabricante antes de liberar área para uso.
Colas recomendadas: Cola hibrida AK 100, da AKEMI / TK PU 40 branca, da AKEMI / PU 40 multi cinza, da fabricante Barone / ou PU 40, da Tekbond
Assentamento de pisos: Para o assentamento de pisos internos e externos, recomendamos a utilização de argamassa com alta adesão química e com propriedades flexíveis. Nos rejuntes recomendamos produto impermeável e flexível.
Recomendação para assentamento: Argamassa Quartzo D – AKEMI, Argamassa cimentcola ACIII branca flexível – Quartzolit, Argamassa Votomassa interna/externa ACIII branca Votoran.
Recomendação para rejunto: Rejunte Premium Super polimério flexível, da AKEMI / ou rejunte epóxi Quartzolit,
Limpeza e proteção pós-obra: Toda limpeza pós-obra deve ser realizada utilizando água e detergente neutro para remoção dos resíduos; não é permitido a utilização de detergentes ácidos, este tipo de detergente danifica a proteção impermeabilizante aplicada nas peças.
Recomendação: limpador pós-obra Quartzolit / Pós-obra detergente limpa piso, da Bellinzonni / PCS Alcalino, do fabricante Piso Clean / ou detergente Basic Cleaner – marca AKEMI
Proteção pós-obra: Após a limpeza pós-obra recomendamos a secagem de toda a área e a aplicação de uma camada impermeabilizante em todas as superfícies, incluindo as arestas de colagem e juntas. Desta forma protegemos o material de quaisquer tipos de infiltrações que possam ocorrer no uso diário.
Impermeabilizantes recomendados: Rock Protect da Chemistone / Idea Gold, da Bellinzonni / ou Nano Effect, da AKEMI.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES AO USUÁRIO FINAL (Atenção família e trabalhadores domésticos).
Cuidados a serem tomados pelos usuários ao longo do tempo:
- Reaplicação de impermeabilizante a cada 12 meses. Os impermeabilizantes são substâncias voláteis e com o tempo vão se evaporando. Por isso a recomendação de reaplicações temporárias do produto.
Produtos recomendados: Rock Protect, da fabricante Chemistone / Idea Gold, da Bellinzonni / ou Nano Effect, da Akemi.
Como aplicar: lavar bem a superfície com água e detergente e secar com toalha. Borrifar e espalhar álcool a 70% na área, deixando evaporar por meia hora. Finalizar a secagem com secador de cabelo. Com a superfície bem limpa e seca, borrifar o impermeabilizante (usar um borrifador comum usado para aspergir água ou álcool) por toda superfície, espalhando-o a seguir com pano branco (para evitar soltura de tinta do tecido) e aguardar a completa penetração do impermeabilizante nos poros da pedra durante 12 horas. Está pronto e você já pode usar sua mesa ou bancada. Os produtos impermeabilizantes não são tóxicos.
Esse procedimento garante proteção para seu produto e segurança à saúde da família.
- Proteção contra danos na superfície:
- Não usar produtos abrasivos para limpar sua bancada. Isso pode provocar arranhões em sua superfície. Usar bucha de pano ou esponja com sabão neutro.
- Não cortar produtos com faca diretamente sobre a superfície – usar tabuas para isso.
- Não depositar objetos quentes, como panelas, sobre a bancada – a industrialização das rochas naturais utiliza resina na superfície. Resina é um polímero que se altera com calor intenso e pode mudar sua cor, causando manchas indesejadas. Usar protetor de madeira, borracha, plástico ou tecido para evitar o contato direto da panela quente e a superfície de sua bancada ou mesa;
- Não arrastar utensílios sobre a superfície. Eles podem ter ranhuras, umas imperfeições que causam arranhões na superfície de sua bancada.
- Mesmo sendo um produto denso, com pouca porosidade e protegido por resina e impermeabilizante, a pedra natural pode absorver pequenas quantidades de líquidos que permanecer sobre sua superfície por longo tempo. Alguns desses líquidos podem, ao serem absorvidos, provocar manchas, notadamente os ácidos e alcalinos. Dentre tantas, destacamos: vinagre, limão, café, vinho, ketchup, mostarda, maionese, refrigerantes, beterraba e óleos. Não há problema se algum desses produtos for derramado ou exposto sobre sua bancada, ou mesa, porem recomendamos que não demore muitas horas para a remoção do mesmo.
- Evite golpes, pancadas, peso excessivo ou impactos sobre sua pedra natural. Apesar de sua aparente robustez, as rochas mantêm pouca liga entre seus elementos e pode abrir fissuras ou trincas caso seja submetida a choques físicos ou vibrações. Evitem usar socadores de temperos sobre diretamente a superfície, exceto se bem protegida por algum amortecedor de impactos.
Com os cuidados ideais, sua pedra natural atravessará gerações mantendo a mesma beleza e exuberância da instalação.