
Características | Índice |
Densidade aparente | 2.600 – 2.750Kg/m3 |
Porosidade aparente | Menor que 1 |
Absorção de água | 0,2-0,6% |
Resistência a compressão uniaxial | 120 - 180 Mpa |
Flexão por carregamento 4 pontos | 8 – 15MPa |
Norma de referência 15.845/2015 |
Técnicas de beneficiamento do Patagônia
Material brasileiro com muito apelo comercial devido sua excentricidade, composta por minerais quartzo, Micas e Feldspato que abrangem grandes dimensões, e sua translucidez proporcionada por grandes cristais de quartzo é excelente para ornamentar painéis verticais com retro iluminação em ambientes como salas de jantar, escritórios, banheiros e lavabos de alto padrão. Este Pegmatito de composição granítica de quartzo, mica, feldspato e minerais acessórios conta com uma história exclusiva no seu processo de formação geológica pode trazer em sua composição minerais como granada, Turmalina e Zircão. Mistura irregular de tons claros (branco, bege, cinza) com contrastes escuros (preto/marrom) e áreas translúcidas de quartzo.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES AO FABRICANTE (marmorista)
Este material dever ser movimentado com total cautela, pois o encontro entre os minerais são frágeis e podem gerar fissuras se movimentado bruscamente,
Metodologia de corte: para garantir a qualidade dos cortes e desbastes recomendamos discos, serras copo e rebolos diamantados confeccionado em liga metálica macia. No Brasil recomendamos as ferramentas da Pyramid modelo PR30 (mesmo usado no Dekton), Performance Modelo PS 32 – 350mm,
Impermeabilização na área de corte: por se tratar de um produto com baíssima absorção de água e pouco poros, não se faz necessário a impermeabilização da superfície, recomendamos apenas a proteção das áreas de corte como boca de pia, furos de torneira, lixeira, grelha e outras.
No Brasil = Rock Sheid Nano – Chemistone, Nano Effect – AKEMI, Idea Gold – Bellinzonni.
No exterior: Idea Gold – Bellinzonni, Stain Proof – Alicante, Proseal – Tenax.
Colagem das peças: para garantir a qualidade na colagem das peças recomendamos as seguintes colas:
Brasil e exterior: Platinum – AKEMI, Titanium – Tenax, Spezial tak – Bellinzonni
OBS.: importante seguir rigorosamente a proporção de cola + catalisador recomendado pelos fabricantes. Lembrando que em temperatura amena a cola requer um pouco mais de tempo para catalisar. Importante retirada da tela de proteção no local de contato com a cola para garantir a total aderência entre as partes.
Assentamento de peças em painéis verticais: Para a realização de assentamento de painéis verticais, roda bancas e roda pés recomendamos a utilização de cola Poliuretano – PU 40, lembrando que a superfície da parede deve estar nivelada e limpa de poeiras, e outras sujidades, após a aplicação do PU 40 recomendamos aguardar o tempo de cura sugerido pelo fabricante antes de liberar área para uso. Em caso de argamassas, utilizar sempre ACII branca conforme marcas sugeridas no tópicos abaixo.
Recomendação de produto: Cola hibrida AK 100 – AKEMI, TK PU40 branca – AKEMI, PU 40 multi cinza – Barone, PU 40 – Tekbond
OBS.; Em casos de painéis retro iluminados, recomendamos que, entre o painel de led e a peça recomendamos que seja colocado uma lona branca translúcida para evitar que o led apareça na frente o painel quando aceso.
Assentamento de pisos: Este material não é muito utilizado em pisos, mas em casos de assentamentos, recomendamos a utilização de argamassa com alta adesão química e com propriedades flexíveis, nos rejuntes recomendamos rejunte impermeável e flexível. Embora este produto seja muito duro, ele tem baixa dilatação térmica, sendo assim, é obrigatório que seja respeitada a junta de dilatação entre os pisos e entre o piso e as paredes.
Recomendação: Argamassa Quartzo D – AKEMI, Argamassa cimentcola ACIII branca flaxível – Quartzolit, Argamassa Votomassa interna/externa ACIII branca Votoran. Rejunte Premium Super polimério flexível AKEMI, rejunte epóxi Quartzolit,
OBS.: Embora tenha grande resistência ao risco, este material não é recomendado para pisos de área externa, pois ele pode ficar amarelado com o tempo.
Limpeza e proteção pós-obra: Toda limpeza pós-obra deve ser realizada utilizando água e detergente neutro para remoção dos resíduos, não é permitido a utilização de detergentes ácidos, este tipo de detergente danifica a proteção impermeabilizante e a camada de resina aplicada nos poros e fraturas da rocha.
Recomendação: Pós-obra detergente limpa piso – Bellinzonni, PCS Alcalino – Piso Clean, detergente Basic Cleaner – marca AKEMI, AlkaFlor - Marca ChemiStone.
Proteção pós-obra: Para este material não é necessário aplicação de hidrofugantes pós-obras, apenas limpeza com água e detergente neutro.