
FICHA TÉCNICA
Característica | Índice |
Densidade aparente | 2.620Kg/m3 |
Porosidade aparente | 0,53% |
Absorção de água | 0,20% |
Compressão uniaxial | 131,45 MPa |
Congelamento e desgelo | 122,28 MPa |
Flexão por carregamento 3 pontos | 15,83 MPa |
Flexão por carregamento 4 pontos | 9,70 MPa |
Desgaste por abrasão 1.000m | Não informado |
Norma de referência 15.845/2015 |
Técnicas de beneficiamento do Quartzito Cristal Harpia
O Cristal Harpia é um Quartzolito extraído em Lagoa Grande - PE, Brasil, com cor predominantemente cinza gelo, ricamente marcada por veios cinzas escuros de sericita e outros minerais. Esta rocha pode ser utilizada nas mais diversas áreas de aplicação como ilhas gourmet, bancadas, painéis, pisos internos, escadas e mesas entre outros acabamentos, e com essa versatilidade, se adapta bem em qualquer projeto. Material com 100% de Quartzo e com traços de Sericita como mineral acessório. Além da alta dureza, este material apresenta também baixíssima porosidade, o que auxilia nas especificações em áreas de grande uso como ilhas e bancadas de cozinha. Sua translucidez auxilia na especificação de projeto com luz retroprojetadas, o que demonstra uma beleza única deste material. Mesmo com todas essas vantagens, este material não é indicado para áreas externas, devido à possibilidade de mudança na cor da resina quanto exposta ao sol.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES AO FABRICANTE (marmorista)
Dados de beneficiamento
A escolha correta de insumos para manufatura deste produto implica diretamente no custo de produção e na qualidade final da peça acabada. Considerando que os equipamentos utilizados estão em boas condições, a água do sistema de arrefecimento esteja limpa e sem resíduos sólidos circulando no sistema, seguem abaixo as recomendações dos insumos necessários para a boa realização dos processos de beneficiamento:
Metodologia de corte: para garantir a qualidade dos cortes e desbastes recomendamos discos, serras, copo e rebolos diamantados confeccionado em liga metálica macia. No Brasil recomendamos as ferramentas da Pyramid modelo PR30 (mesmo usado no Dekton), Performance Modelo PS 32 – 350mm,
Impermeabilização na área de corte: por se tratar de um produto com baixa absorção de água e pouco poros, não se faz necessário a impermeabilização das áreas.
Colagem das peças: para garantir a qualidade na colagem das peças recomendamos as seguintes colas:
Brasil e exterior: Platinum, k do fabricante AKEMI / Titanium, da Tenax / ou Spezial tak, da Bellinzonni. Neste caso, por se tratar de um material com incidência de pequenas oxidações é necessário identificar junto ao fabricante qual pigmento para ajustar a cor da cola.
OBS.: importante seguir rigorosamente a proporção de cola + catalisador recomendado pelos fabricantes. Lembrando que em temperatura amena a cola requer um pouco mais de tempo para catalisar. Importante retirar a tela de proteção no local de corte para garantir a total aderência da cola.
Assentamento de peças em painéis verticais: Para a realização de assentamento de painéis verticais, roda bancas e rodapés recomendamos a utilização de cola Poliuretano – PU 40, lembrando que a superfície da parede deve estar nivelada e limpa de poeiras, e outras sujidades, após a aplicação do PU 40 recomendamos aguardar o tempo de cura sugerido pelo fabricante antes de liberar área para uso. Em caso de argamassas, utilizar sempre ACII branca conforme marcas sugeridas nos tópicos abaixo.
Recomendação de produto: Cola hibrida AK 100 – AKEMI, TK PU40 branca – AKEMI, PU 40 multi cinza – Barone, PU 40 – Tekbond
OBS: Em casos de painéis retro iluminados, recomendamos que, entre o painel de led e o cristal seja colocado uma lona branca translúcida para evitar que o led apareça na frente o painel quando aceso.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES AO INSTALADOR
Assentamento de pisos: Este material não é muito utilizado em pisos, mas em casos de assentamentos, recomendamos a utilização de argamassa com alta adesão química e com propriedades flexíveis. Nos rejuntes recomendamos produto impermeável e flexível. Embora este material seja muito duro, ele tem baixa dilatação térmica, sendo assim, é obrigatório ser respeitada a junta de dilatação entre os ladrilhos e entre estes e as paredes.
Produtos recomendados: Argamassa Quartzo D, do fabricante AKEMI / Argamassa cimentcola ACIII branca flexível, da Quartzolit / ou Argamassa Votomassa interna/externa ACIII branca Votoran.
Rejunte Premium Super polimério flexível AKEMI ou rejunte epóxi Quartzolit,
OBS.: Embora tenha grande resistência ao risco, este material não é recomendado para pisos de área externa, pois o mesmo pode ficar amarelado com o tempo.
Limpeza e proteção pós-obra: Toda limpeza pós-obra deve ser realizada utilizando água e detergente neutro para remoção dos resíduos; não é permitido a utilização de detergentes ácidos, este tipo de detergente danífica a proteção impermeabilizante e a camada de resina aplicada nos poros e fraturas da rocha.
Produtos recomendados: Pós-obra detergente limpa piso, do fabricante Bellinzonni / PCS Alcalino, da Piso Clean / detergente Basic Cleaner, marca AKEMI / ou Alka Flor, do fabricante Chemistone.
Proteção pós-obra: Para este material não é necessário aplicação de impermeabilizantes pós-obras, apenas limpeza com água e detergente neutro.