
Características | Índice |
Densidade aparente | 2.762 kg/m3 |
Porosidade aparente | 0,353% |
Absorção de água | 0,124% |
Resistência ao impacto de corpo duro | 0,52m |
Resistência a compressão uniaxial | 58,13 Mpa |
Flexão por carregamento 4 pontos | 9,55 MPa |
Desgaste por abrasão 1.000m | 0,525 (cm3) – ASTM C 241-51 |
Norma de referência 15.845/2015 |
Técnicas de beneficiamento do Black Volcon
O Black Volcon ela é metamórfica xistosa, predominantemente preta com veios de quartzo com presença de oxido de hidróxido de ferro o que trás a cor alaranjada aos veios. Ela é composta por aproximadamente 45% de quartzo, 27% de biotita (mica Preta), 10% de muscovita (mica branca), Clorita 8%, cordierita 5% e minerais opacos. Devido o seu baixo índice de quartzo e alto índice de biotita e muscovita ele é classificado com 6 escala de Mohs. Este Material se adequa muito bem na textura escovada, onde ele se destaca nos veios intensos de alto relevo deixado pelo quartzo que o mineral mais duro de sua composição. Sua exuberância de cores marcantes o coloca em posição de destaque para usos em bancadas, ilhas Gourmet, painéis verticais e mesas. Sua baixa porosidade permite que ele seja aplicado em áreas de exposição direta à água. Considerando sua predominância de cor escura/preta resultado do teor de micas, não recomendamos a instalação em áreas externas ou expostas diretamente ao sol.
INFORMAÇÕES AO FABRICANTE (marmorista)
O Black Volcon é um material que requer alguns cuidados simples, mas que fazem a diferença na hora da confecção das peças na marmoraria. Na realização dos cortes, a atenção deve ocorrer quando o disco entra ou sai dos veios de quartzo, a velocidade de avanço da serra deve ser limitada à dureza do quartzo, ou seja, recomendamos que a velocidade de avanço seja a mesma utilizada para cortes de quartzitos (1,2m/min com a ferramenta afiada).
Dados técnicos do produto
Nota: Este material pode ser processado nas texturas polida, escovada, levigada, em ambos acabamentos é necessário a utilização de intensificadores de cor para ativar a cor máxima dos minerais máficos (escuros/pretos).
Metodologia de corte: para garantir a qualidade dos cortes e desbastes recomendamos discos, serras copo e rebolos diamantados confeccionado em liga metálica macia. No Brasil recomendamos as ferramentas da Performance Modelo PS32M, Pyramid modelo PR 30.
Reativação da cor e proteção da superfície: O comportamento deste material quanto a ativação da cor, está relacionado ao índice de micas pretas e brancas (biotita e muscovita), sendo necessário a aplicação de produtos para reativar a cor do material. A reincidência de aplicação deverá ocorrer de acordo com o local e a intensidade do uso.
Ex.: Em ilhas gourmet’s a reativação da cor deve ocorrer após 4 a 5 anos de uso, em bancadas de uso diário, a cada dois anos de uso.
Em ambos os cenários, recomendamos os seguintes produtos:
Intensificador de cor e hidrorrepelente da AKKEMI – Darkner Plus;
Intensificador de cor da TENAX – AGER;
Intensificador de cor da Bellizoni – Intense.
Colagem das peças: para garantir a qualidade na colagem das peças recomendamos as seguintes colas:
Brasil e exterior: Colas como Fix Top componentes A e B, marca Tenax, Blitz Mástique, marca bellinzonni, Marmofiz, marca Argacon.e
OBS.: importante seguir rigorosamente a proporção de cola + catalisador recomendado pelos fabricantes neste caso recomendamos que seja utilizado um pigmento para deixar a cola no padrão cromático do material.
Assentamento em bancadas de pias: Recomendamos que o assentamento de bancas com este material seja realizado com apoio em cantoneiras a cada 60cm de distância, a fixação deve ser realizada cola de poliuretano PU40 cinza ou preta. É proibida a utilização de silicone industrial, o uso desta cola pode manchar a superfície da bancada.
Assentamento de pisos internos e externos. O assentamento deve ser realizado com argamassa ACIII. Após o assentamento, rejuntar com rejunte flexível preto, e após a cura da argamassa, recomendamos aplicar uma camada de um dos revitalizadores mencionados acima.
Limpeza e proteção pós-obra: Toda limpeza pós-obra deve ser realizada utilizando água e detergente neutro para remoção dos resíduos, não é permitido a utilização de detergentes ácidos, este tipo de detergente danifica a proteção impermeabilizante aplicada nas peças.
Recomendação: limpador pós-obra Quartzolit, Pós-obra detergente limpa piso – Bellinzonni, PCS Alcalino – Piso Clean, detergente Basic Cleaner – marca AKEMI