
FICHA TÉCNICA
Característica | Índice |
Densidade aparente | 2.90kg/m3 |
Porosidade aparente | 0,42% |
Absorção de água | 0,06% |
Compressão uniaxial | 86,13Mpa (seco), 59,42 Mpa (saturado) |
Congelamento e desgelo | 0,87K |
Flexão por carregamento 3 pontos | 18,19 Mpa (seco), 18,08 Mpa (saturado) |
Flexão por carregamento 4 pontos | 19,90 Mpa (seco), 17,86 Mpa (saturado) |
Desgaste por abrasão 1.000m | 3,47mm (1000m) |
Norma de referência 15.845/2015 |
Técnicas de beneficiamento do Botanic Soap Stone
(Pedra Sabão Verde)
O Serpentinito é uma rocha metamórfica extraída em Serro - MG, Brasil. Apresenta cor verde, dando aspecto de verde-escuro quando aplicado óleo mineral sobre sua superfície. Apresenta granulação média-fina à 20%-80%, menor que 1mm, com composição mineralógica de 50% de Serpentina, 30% de talco, 10% de clorita e 10% de minerais opacos ou cristal de quartzo. Este material tem baixíssima resistência a abrasão, ou seja, ele arranha muito fácil, sendo assim não recomendamos para áreas de tráfego de pessoas como pisos e escadas. Sua variação de cor pode alterar de acordo com percentual de ferro e magnésio em sua composição. Pode ser utilizado como revestimentos de paredes, mas principalmente em lareiras e churrasqueiras devido sua resistência a dilatação térmica e retenção de calor. Tem sido também muito utilizado em bancadas de cozinha devido a sua baixa porosidade (índice de absorção baixíssimo e, por isso, pouco risco de manchar) e sua beleza exuberante (cor escura entremeada por veios de talco ou cristal de quartzo). A pedra sabão apresenta pouca resistência ao desbaste, por isso é a melhor rocha para talhar e produzir obras de arte como as estatuas dos doze profetas de Aleijadinho, em Congonhas do Campo, MG e a cobertura externa da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES AO FABRICANTE (marmorista)
Nota: De acordo com a Norma 16596:2017 – Resistência ao ataque químico, este material apresenta boa resistência ao ataque, para alguns produtos uma leve alteração cromática, sem corrosão aparente para nenhum agente previsto na norma.
Dados de beneficiamento
A escolha correta de insumos para manufatura deste produto impacta diretamente no custo de produção e na qualidade final da peça acabada. Considerando que os equipamentos utilizados estão em boas condições, a água do sistema de arrefecimento esteja limpa e sem resíduos sólidos circulando no sistema, seguem abaixo as recomendações dos insumos necessários para a boa realização dos processos de beneficiamento:
Metodologia de corte: para garantir a qualidade dos cortes e desbastes recomendamos discos, serras, copo e rebolos diamantados confeccionado em liga metálica intermediária. No Brasil recomendamos as ferramentas da Performance Modelo PS31 ou Performance PS5
Impermeabilização na área de corte: por se tratar de um material com baixíssima absorção de água não é necessário a utilização de hidrofugantes nas áreas de corte, porém, após o acabamento recomendamos que seja utilizado um produto para intensificar a cor do material.
Intensificadores de cor recomendados: Intense, do fabricante Idea / Dark, da Bellinzonni / Darkener Plus, da AKEMI / e Ager, da Tenax,
Colagem das peças: para garantir a qualidade na colagem das peças recomendamos as seguintes colas:
Brasil e exterior: Platinum da AKEMI / Titanium, da Tenax / Spezial tak, da Bellinzonni
OBS.: importante seguir rigorosamente a proporção de cola + catalisador recomendado pelos fabricantes, neste caso recomendamos que seja utilizado um pigmento para deixar a cola no padrão cromático do material.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES AO INSTALADOR
Assentamento de peças em painéis verticais: Para a realização de assentamento de painéis verticais, roda bancas e roda pés recomendamos a utilização de cola Poliuretano – PU 40; lembrando que a superfície da parede deve estar nivelada e limpa de poeiras e outras sujidades. Após a aplicação do PU 40, recomendamos aguardar o tempo de cura sugerido pelo fabricante antes de liberar área para uso.
Recomendações de produtos: Cola hibrida AK 100, da AKEMI / TK PU 40 cinza ou preto, AKEMI / PU 40 multi cinza, da Barone / ou PU 40 – Tekbond
Assentamento em bancadas de pias: Considerando que este material apresenta baixa resistência a flexão, recomendamos a utilização de pontos de apoio a cada 40cm nas bancadas. Em caso de bancadas com balanço, recomendamos apoiar a peça em um suporte de metalon e fixá-la com cola de poliuretano PU 40 preto ou cinza
Limpeza e proteção pós-obra: Toda limpeza pós-obra deve ser realizada utilizando água e detergente neutro para remoção dos resíduos. Não é permitido a utilização de detergentes ácidos; este tipo de detergente danifica a proteção impermeabilizante porventura aplicada nas peças.
Recomendação: limpador pós-obra Quartzolit / Pós-obra detergente limpa piso, da Bellinzonni / PCS Alcalino, da Piso Clean, detergente Basic Cleaner – marca AKEMI
Proteção pós-obra: Após a limpeza pós-obra recomendamos a secagem de toda a área e a aplicação de uma camada impermeabilizante em todas as superfícies, incluindo as arestas de colagem e juntas mesmo rejuntadas. Desta forma protegemos o material de quaisquer tipos de infiltrações que possam ocorrer no uso diário.
Recomendação de impermeabilizantes: Rock Protect, da fabricante Chemistone / Idea Gold, da Bellinzoni, / ou Nano Effect, da AKEMI,
INFORMAÇÕES IMPORTANTES AO USUÁRIO FINAL (Atenção família e trabalhadores domésticos).
Cuidados a serem tomados pelos usuários ao longo do tempo:
- Reaplicação de impermeabilizante a cada 12 meses. Os impermeabilizantes são substancias voláteis e com o tempo vão se evaporando. Por isso a recomendação de reaplicações temporárias do produto.
Produtos recomendados: Rock Protect, da fabricante Chemistone / Idea Gold, da Bellinzonni / ou Nano Effect, da Akemi.
Como aplicar: lavar bem a superfície com água e detergente e secar com toalha. Borrifar e espalhar álcool a 70% na área, deixando evaporar por meia hora. Finalizar a secagem com secador de cabelo. Com a superfície bem limpa e seca, borrifar o impermeabilizante (usar um borrifador comum usado para aspergir água ou álcool) por toda superfície, espalhando-o a seguir com pano branco (para evitar soltura de tinta do tecido) e aguardar a completa penetração do impermeabilizante nos poros da pedra durante 12 horas. Está pronto e você já pode usar sua mesa ou bancada. Os produtos impermeabilizantes não são tóxicos.
Esse procedimento garante proteção para seu produto e segurança à saúde da família.
- Proteção contra danos na superfície:
- Não usar produtos abrasivos para limpar sua bancada. Isso pode provocar arranhões em sua superfície. Usar bucha de pano ou esponja com sabão neutro.
- Não cortar produtos com faca diretamente sobre a superfície – usar tabuas para isso.
- Não depositar objetos quentes, como panelas, sobre a bancada – a industrialização das rochas naturais utiliza resina na superfície. Resina é um polímero que se altera com calor intenso e pode mudar sua cor, causando manchas indesejadas. Usar protetor de madeira, borracha, plástico ou tecido para evitar o contato direto da panela quente e a superfície de sua bancada ou mesa;
- Não arrastar utensílios sobre a superfície. Eles podem ter ranhuras ou imperfeições que causam arranhões na superfície de sua bancada.
- Mesmo sendo um produto denso, com pouca porosidade e protegido por resina e impermeabilizante, a pedra natural pode absorver pequenas quantidades de líquidos que permanecer sobre sua superfície por longo tempo. Alguns desses líquidos podem, ao serem absorvidos, provocar manchas, notadamente os ácidos e alcalinos. Dentre tantas, destacamos: vinagre, limão, café, vinho, ketchup, mostarda, maionese, refrigerantes, beterraba e óleos. Não há problema se algum desses produtos for derramado ou exposto sobre sua bancada ou mesa, porém recomendamos que não demore muitas horas para a remoção do mesmo.
- Evite golpes, pancadas, peso excessivo ou impactos sobre sua pedra natural. Apesar de sua aparente robustez, as rochas mantêm pouca liga entre seus elementos e pode abrir fissuras ou trincas caso seja submetida a choques físicos ou vibrações. Evitem usar socadores de temperos diretamente sobre a superfície, a não ser que bem protegida por algum amortecedor
e impactos.
As observações sobre uso de ferramentas cortantes ou arrasto de utensílios sobre a superfície são bem mais importantes para a pedra sabão, tendo em vista sua baixa resistência à abrasão.
Com os cuidados ideais, sua pedra natural atravessará gerações mantendo a mesma beleza e exuberância da instalação.